Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 7 de março de 2016

MULHER É COR-DE-ROSA CHOQUE: NÃO PROVOQUE!


O Dia Internacional da Mulher deve ser comemorado em todos os cantos do planeta.  Deve ser lembrado como um dia de luta.  Deve ser lembrado conscientemente que ainda há muito que conquistar em um mundo tão desigual na convivência diária entre homens e mulheres. Um mundo tão desigual entre mão de obra e capital. Deve ser celebrado como um dia para elogios e flores. Um dia para denunciar as atrocidades contra as mulheres em lugares do mundo em guerra. Estupros e violências contra a honra. A mulher nas últimas décadas foi inserida no mercado de trabalho, mas ainda é vitima da cultura machista. O costume de ver a mulher como objeto ainda é latente. A violência doméstica tem aumentado assustadoramente a cada dia. Ainda tem mulheres que são apedrejadas até a morte.

As mulheres embelezam o mundo. As mulheres trabalham tanto quanto os homens e seus salários são menores. As mulheres são mães. As mulheres têm dupla jornada de trabalho: na empresa e quando chegam em casa. As mulheres são lindas. As mulheres são guerreiras. Enquanto você lê este texto centenas de mulheres estão sendo estupradas. Agredidas. Neste dia as mulheres devem ser elogiadas pela sua força. Elogiadas por assumirem sozinhas o comando da casa e a criação dos filhos. As mulheres nos últimos anos têm assumido cargos antes só exercidos por homens. Não são valorizadas monetariamente.

O Dia Internacional da Mulher é um dia de reflexão. Há lugares no mundo em que ainda existe a prática da circuncisão. Mutilação. As mulheres são encantadoras. Há quem questione a existência de um dia dedicado à mulher. Acham que todo dia é dia da mulher. Mentalidade machista. De todas as comemorações o Dia da Mulher deve ser um dos mais respeitados.  Aos olhos e vontade de muitos homens as mulheres devem ser submissas. As mulheres devem aceitar a traição. Devem aceitar a outra em silêncio. Existe justificativa religiosa para que mulher aceite a traição. Absurdo. Deus não tem nada a ver com isso. Existe política clara para subestimar a mulher. A mulher é catalogada entre feia e bonita. Como mercadoria. Não subestime uma mulher, pois você não sabe da sua força.   


A idéia de levantar estas questões não é para acirrar diferenças entre homem e mulher. Urgentemente é preciso humanizar essas relações. Urgentemente! Talvez precisassem descobrir quem deseja esse acirramento. A paz é possível. Cor-de-rosa choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário