Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PAPAI NOEL EXISTE?



Fui surpreendido com uma pergunta da Maria Karolina sobre a existência do Papai Noel. Na lata e sem rodeio, Maria perguntou: Papai Noel existe? Gaguejei. Enfaticamente Karolina perguntou novamente: Papai Noel existe? Respondi com certa insegurança. É uma lenda, uma fantasia. A terceira opção para responder a pergunta de Maria foi pior que as anteriores: Papai Noel é fantasia, mas ele existe. Vergonhoso. Ela resmungou e mostrou completa insatisfação com as respostas dadas. Agora, imagina a confusão que provoquei na cabeça da menina.
Ficou uma lição: não fale sobre assunto que você não tem informação.

Aos incrédulos: Papai Noel existiu de verdade! Papai Noel era turco. Papai Noel foi Arcebispo, em 280 d.C. Papai Noel era caridoso. Distribuía moedas para os pobres e as depositava em saquinhos próximos às chaminés. Está aliviado em saber que Papai Noel não é uma mentira? As informações da sua existência não param por aí.  O Arcebispo Nicolau, pela sua bondade e milagres, após sua morte se tornou Santo. São Nicolau.  

É só no final do século XIX, na Alemanha, que São Nicolau ganha a roupagem de Papai Noel. Neste período sua vestimenta de inverno era marrom e verde escura, completamente diferente de hoje.
Papai Noel é global. Na Alemanha ele recebe o nome de Kris Kringle – criança de Cristo. Na Suécia é chamado de Jultomten. Na Holanda ele é chamado de Kerstmaan. Na Finlândia de Joulupukki. Diferente, né? Na França Papai Noel recebe o nome de Père Noël, na Espanha, de Papá Noel. Até no Japão tem Papai Noel. Lá ele é chamado de Jizo. Na Itália de Babbo Natale. Na Inglaterra Papai Noel se pronuncia assim: Father Christmas e nos Estados Unidos é Santa Claus. Na Rússia ele é Grandfather Frost.

Tem adulto que gosta de desconstruir a imagem do Papai Noel, dizendo aos seus filhos que ele nunca existiu. Não minta para seu filho. Há aqueles que impiedosamente acusam-no de ser representante do capitalismo selvagem. Bobagem! No mínimo, a imaginação aduba o cérebro dos pequenos.

Com o tempo a criança vai distinguindo o que é real e fantasia. Foi assim com a gente, apesar de que Papai Noel existe. Não subestime a inteligência dos seus, dos nossos filhos. Com o tempo eles descobrirão que o presente que ganhavam no final de cada ano era comprado pelo Papai Noel de carne e osso. O importante é que ele viveu esta fantasia. Se radicalizarmos nossa posição negando a existência dele, estaremos negando às nossas crianças os contos de fadas e heróis que quase todo mundo teve na vida.

Papai Noel é o intermediário que estabelece um laço de afeto entre pais e filhos. É serio. Papai Noel é pai de quem não tem pai. Então, ele não pode ser tão ruim assim para a formação emocional dos nossos filhos. Papai Noel ensina. Abre a possibilidade que você seja caridoso pelo menos uma vez por ano. Não me diga que você nunca pegou um kit de uma instituição de crianças que só têm o Papai Noel para presenteá-las?


Para terminar, esse jeitão de Papai Noel que conhecemos hoje ganhou vida na década de quarenta, em uma propaganda da Coca Cola. Inclusive a roupa vermelha. Pergunto eu, que culpa tem Papai Noel? Ele é uma figura que está acima de qualquer ideologia. E por falar em ideologia... eu quero uma para viver. Boas festas e fantasias!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário