Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PROJETO CICLO ÚNICO: SEM ALMA


Longe de qualquer postura ideológica de esquerda. Longe de qualquer postura ideológica de direita. Longe de qualquer partido político que aí está. Longe da postura da política do quanto pior melhor. O novo-velho projeto de Ciclo Único tem pontos positivos, mas ao implantá-lo de cima para baixo ou goela abaixo, como sempre, o governo comete os mesmos erros de projetos anteriores. Este projeto corre o risco do fracasso como outros - lembram-se da Escola Padrão? Agora o governo apresentou o projeto de Ciclo Único para os Dirigentes de Ensino, para que eles promovam uma discussão deste com a sociedade que faz parte da vida escolar da Rede Pública de Ensino. Como em outros projetos ele já está pronto e desconsidera uma rede de ensino que têm diferenças culturais abissais.

A falta de transparência do projeto ou dos seus verdadeiros objetivos provoca insegurança e medo entre os professores. Instala-se a pedagogia do medo. Ao transformar uma unidade escolar em Ensino Fundamental ou Ensino Médio, como fica a vida administrativa do professor? Como será atribuição de salas de aulas no próximo ano? A escola que funcionava com três ciclos diferentes passa a ter apenas o Ensino Médio. Como fica a vida deste professor que trabalha no Ciclo I do Ensino Fundamental? São perguntas aparentemente simples, mas ao não serem esclarecidas, provocam alvoroço. Tornam-se fantasmas. Existe um medo do que os governos querem esconder, o que de fato querem com estes projetos.  A municipalização? Diminuir o número de salas e dispensar professores?  
Quando a discussão não é transparente a desinformação toma conta, criando incerteza.

Quando se cria a incerteza, abrem-se as portas para que os oportunistas “tanto de lá, como de cá”, tirem proveito da situação e tumultuem qualquer possibilidade de esclarecimento e a esperança de que as coisas andem para a solução de um ensino melhor.

A discussão de projetos para a melhoria da educação começou com o Governo Montoro, no inicio dos anos oitenta, e de lá para cá passamos pelo Quércia, pelo Fleury. Mário Covas e Alckmin não foram competentes no sentido de equacionar os problemas da educação, enquanto que o governo Montoro foi o melhor período na sugestão de mudanças na estrutura da educação.
Os projetos na sua maioria são de cunho eleitoreiro e acabam com o findar do governo. Estamos sempre conhecendo de novo. O fisiologismo é mais importante, e as questões básicas para a melhoria da educação são escamoteadas.

Não há dúvidas de que em uma escola de Ciclo Único e com condições materiais os resultados serão melhores. Porém, se não investir em salário e formação as coisa não andam, ou no máximo, andam lentas demais. A resistência é grande, e com razão.  O governo atual insiste em não querer investir nestas questões. Qualquer projeto estrutural e pedagógico tem que provocar envolvimento e não repulsa. Da década de noventa para cá o “investimento” na desumanização das relações na rede de ensino é que foi eficiente.


Uma situação não pensada neste projeto é a questão da segurança. Em muitos bairros quem define as fronteiras é o crime organizado, problema que não era tão grande ou quase não existia há duas décadas. Muitas vezes é ele que define uma fronteira em uma rua ou uma viela. Cria-se uma vulnerabilidade para o aluno. Este projeto deveria ser pensado e construído com a comunidade escolar e não implantado. Nasce sem alma, não se cria uma relação de compromisso e entrega. Por que os projetos dos últimos anos são sem vida? São para inglês ver. Enquanto isso, no Estado de São Paulo os índices de educação são pífios. Existe uma separação enorme entre quem está em cima da pirâmide e aqueles que colocam a mão na massa. Existe uma desconexão nesta relação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário