Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE VOCÊ VÊ E LÊ



Depois de ler o livro do escritor Umberto Eco não tenho nenhuma dúvida de que não devemos confiar no que lemos nos jornais (nem o que assistimos na TV). E acreditar ainda menos nas redes sociais. O livro Número Zero é mais uma das obras do escritor que,ao invés de nos deixar em paz,provoca uma reflexão sobre a manipulação das informações que recebemos aos milhões, todos os dias, através das diversas mídias. Incredibilidade! Em quem confiar? Ora, os homens que controlam as mídias não são sérios? Não é gente de confiança? O livro do historiador Umberto Eco, do começo ao final, cria um cenário de que não existe ingenuidade no que se escreve nos jornais. Não existe neutralidade. Existe sim,de forma muito sutil, interesses a serem defendidos.

Interesses econômicos.

O jornalismo de insinuações. O jornalismo que usa o recurso de ouvir os dois lados das notícia se no corpo da matéria insinua de que lado está. Sutileza! O jornalismo que prepara dossiês para chantagear. O jornalismo que denuncia e que condena. Quando erroneamente acusa, se desculpa no rodapé da página destinada aos obituários. Será que os jornais que trabalham em uma linha investigativa publicam ou exibem tudo que coletaram? Com certeza são seletivos. Antes defendem seus interesses, com certeza. O livro do medievalista Umberto Eco, com histórias fictícias e reais,apresenta regras do jornalismo antiético. As malandragens e as falcatruas na criação de um texto para chantagear. Extorquir!

Há muito tempo tinha sido alertado por um professor que era preciso aprender a ler nas entrelinhas de um texto. Sempre ler nas entrelinhas daquilo que é noticiado. Tentar descobrir quais as intenções do que é noticiado. Qual a intenção de quem escreveu? Qual a intenção do poder econômico que está por trás das notícias. Porque publicou? Será que queria, de fato, informar ou criar vantagens? A sensação é de que estamos sendo enganados. A cada página Umberto Eco revela o poder de omitir, mentir e dissimilar. Desconfiança.
Gostaria de terminar este texto de forma otimista, dizendo que nem tudo funciona de forma desonesta na impressa. Ao conhecer os mecanismos de manipulação da informação deixo o seguinte recado: cuidado com que você lê e vê. Sempre um pé atrás. Infelizmente.   Número Zero – Umberto Eco


Nenhum comentário:

Postar um comentário