Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

MINHA VOVÓ DA BALA: VOVÓ TEREZA RIVERA


Eu tinha a vovó da bala. Quando a vovó chegava, os netos presentes aguardavam ansiosamente as balas saborosas que trazia. Todos nós já sentimos saudades das avós que partiram... Do doce. Das regras que os pais impõem e as avós quebram sem nenhuma cerimônia. E com autoridade. Como dizia minha mãe: os pais educam e as avós deseducam. Não é bem assim:avó sempre aparece na hora do socorro! Socorra-me, vovó! Amo-te,vovó.

Avó não pode exercer o papel de mãe e nem de pai. De jeito nenhum! Quando elas assumem esses papéis elas continuam sendo avós. Avó é toda esta mistura de sentimentos que se reúne nos pais. Ainda acrescentando o sentimento de ser avó que é diferente e único. Singular,avó é avó. Não é difícil entender, é? Avó tem sempre uma palavra que acalenta. Uma palavra que lhe coloca para refletir sobre o certo e o errado. Todos nós temos lembranças da culinária de algum prato que a vovó oferecia para mostrar o seu amor para conosco.

E os domingos na casa da vovó? Uma alegria imensa. Os filhos reunidos e os primos e as brincadeiras e a esperada macarronada. A vovó Tereza tinha esta capacidade de manter todos unidos. Vó tem essa atração. Unir! Avó sempre tem uma palavra de carinho. Quando aconselha parece que nos conhece por dentro. O recado dado atinge o coração. Como é bom ter uma avó. Avó é um porto seguro.

Não esqueço quando deixei de estudar e minha avó foi severa e sem titubear preveniu-me de todos os descaminhos que alguém que não estuda está sujeito nos dias de hoje. Muitos já tinham dito o que ela disse e eu nem aí, nela prestei atenção. Refleti! Ela agiu. Pegou-me pela mão e me devolveu à escola novamente. Obrigado vovó da bala. Coisas de avó. Vó é bem isso mesmo! Proteção. Acolhimento. Encaminha e manda o neto conquistar o mundo. Vó é coragem! Ora, se você não teve uma vovó da bala com certeza teve a avó do doce de abóbora que só ela sabia fazer. Ou faz ainda. Cada um de nós tivemos uma vovó e cada uma do seu jeito.

O que te lembra sua vovó?


Netos e netas têm uma coisa em comum neste dia da vovó. Elas estão sempre apostos para escutam e aconselhar cada um de nós do seu jeito. Um abraço a todos as vovós estrelinhas ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário