Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

domingo, 2 de novembro de 2014

CAMPANHA ELEITORAL DOS ENSANDECIDOS


“Experimentar a diferença de ideias mansamente é uma das evidências da amizade”!
                                                                                                                 Rubem Alves

Um pouco de tudo aconteceu nesta última campanha eleitoral, mas o que prevaleceu foia desinformação diante de tanta informação, mesmo que, às vezes, manipulada!

Muitos temas elencados nas redes sociais produziram falatórios e brigas em uma proporção descabida. Sem sentido! Dando vazão a frases preconceituosas à beira do ódio e rancor (na maioria das vezes os candidatos e os eleitores deixaram de discutir o que realmente interessava...). Ora, o que assistimos de fato nesses dias de campanha foi a“velha” luta de classes aflorando e mostrando as diferenças entre as várias classes sociais,sem deixar de lado a alienação diante dos mecanismos que fazem funcionar a sociedade.

A que classe social você pertence?

Bastava declarar o voto a um candidato que contrariasse a escolha de outro eleitor (amigo ou não...) para o xingamento tomar conta da relação... (amizades de longas datas foram interrompidas). Bobagens!

Talvez isso mostre um pouco,realmente, como somos intolerantes diante das diferenças. Somos iguais só da boca pra fora. Esta rixa entre São Paulo e o Nordeste é tão viva dentro das pessoas que chega a amedrontar. O preconceito contra o negro e as minorias tomou dimensões assombrosas. Foi muito bom que esses sentimentos viessem à tona na medida em que denunciaramo quanto, ainda, precisamos trabalhar questões que nos atormentam quando se trata de diferenças ou de diferentes.
Grande engano quando achávamos que a democracia resolveria esses sentimentos e costumes. Eles estão arraigados na nossa História. Arraigados em nossa memória. Arraigados no inconsciente coletivo. 

Outra argumentação até ingênua nessa eleição tomou dimensão idiotizante. De um lado os pobres e do outro os ricos. Foi um samba do crioulo doido, pobre defendendo rico e rico defendendo pobre. Parece que não temos um conhecimento de como funciona o mecanismo dos meios de produção que nos incapacitam para termos noção do que somos nessa estrutura capitalista (no comunismo não seria diferente).

O que você é:pobre ou rico?

Deixamos mais uma vez de discutir aquilo que interessa. Ótimo para os políticos. O que tinha de gente sem noção nessa eleição foi absurdamente assustador. Tudo vale como aprendizado. Algumas pessoas estavam tão envolvidas emocionalmente e comprometidas com a desinformação que sua pauta reivindicatória era a volta dos militares ao poder. Besteira! (Viva a democracia!).

Um aspecto negativo dessa eleição foi pautar a corrupção como se fosse uma invenção de quem está no poder atualmente. A corrupção não é uma invenção nacional. A corrupção não é uma invenção de quem está no poder independente da época. A corrupção surgiu com a humanidade. O que precisa é criar mecanismos para coibi-la.

Esse purismo de que meu partido vai ser melhor que o outro...ilusão! Talvez aí esteja um motivo porque nos decepcionamos com a política e com os políticos. Deveríamos nos decepcionar com nossas posturas preconceituosas. Temos que mudar o mecanismo que faz funcionar essa engrenagem. Além disso, mexer com a gente naquilo que desejamos para a sociedade. Corrupção é um vício que está engendrado em todos os setores da sociedade. Como é fácil apontar o dedo em riste para o outro. 

Como é difícil olhar para o próprio umbigo.

Fazer de conta...
Qual a vantagem que posso tirar disso ou daquilo e se fodam os outros, o esperto é livrar minha cara (nem todo mundo é assim...).
Orgulho de ser brasileiro!

Vivemos em um país democrático. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário