Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

CARNAVAL, COPA DO MUNDO, AGORA ELEIÇÕES...



Que tal nos comportarmos de forma diferente nestas eleições? Deixar de lado todas as pedras (no sentido figurativo) que gostaríamos de atirar nos políticos e analisá-los, a partir daquilo que desejamos para nosso cotidiano?Esse desejo não pode ser individual,mas,sim, coletivo. Combinado. Analisaremos como nos comportamos ou deveríamos nos comportar diante da enxurrada de informações que receberemos, daqui para frente,de todos os candidatos.

Ora, todos os candidatos sem exceção se apresentam como um produto exposto em uma prateleira (gôndola) de supermercado. Impecáveis. Gastam milhões para aparecer aos nossos olhos como defensores dos nossos interesses,sempre simpáticos! Já que se oferecem como produtos, então vamos comprá-los como tal e com muita cautela.

A primeira observação é olhar a validade do produto. Prevenção. Não compramos produtos perecíveis para colocar na mesa de casa? Olhar o enunciado que apresenta o produto. A etapa seguinte é pesquisar a origem do produto. 

Muito cuidado, quem vê cara não vê coração. Questionamentos. O candidato que se apresenta já teve algum cargo no poder legislativo ou executivo? Como foi seu desempenho? É bom conhecer a história desse produto todo pomposo e, agora, solícito.

Apenas uma advertência: essas indagações não impedirão você de votar errado de novo. Todos (quase todos) os candidatos criam uma imagem de vida associada a sofrimento. Dessa forma, nos sensibiliza. Somos um povo emotivo. Muito cuidado!Cuidado, principalmente com as histórias de vida tipo melodrama mexicano.

Mesmo com todo cuidado, a embalagem dos produtos pode ser enganosa. Pode dizer uma coisa e ser outra.

Há um tempo diria que a história de um candidato era importante e bastava no sentido da nossa escolha. Agora, não é bem assim, eles estão muito parecidos. Fica difícil decidir. Fica difícil escolher.

Aqui, com meus botões, não é tão difícil escolher um candidato. Como anda a saúde da sua cidade? Como anda a educação da sua cidade? Como anda a segurança da sua cidade? Como anda a mobilidade urbana na sua cidade? Penso que essas perguntas podem ajudar a escolher ou formar o perfil de um candidato. 

Além disso, uma forma coletiva de pensar a política com ética que tanto desejamos.

Franqueza é uma coisa importante na vida. Ou nos comportamos como cidadãos que realmente queremos ser,uma educação melhor, um atendimento humano na saúde, segurança e um transporte melhor, ou estamos perdidos. Se tivermos preocupação com a política como temos com o futebol as coisas seriam diferentes. Adoro futebol. Não vale votar em troca de um cargo que vai compensar você, individualmente. Sabe, não vale o jeitinho... Se conseguirmos pensar na escolha de um candidato, a partir das nossas necessidades sociais, com certeza eliminaremos muitos candidatos sem noção do que é servir a sociedade.

Mesmo assim podemos cometer erros. Errar faz parte da nossa caminhada... O que não podemos é deixar os outros decidirem pela gente ou fazer de conta que política é algo distante e que não faz parte da nossa vida. Os produtos engomadinhos adoram esse tipo de comportamento. Até agora analisamos a aparência, a embalagem, falta olhar o conteúdo desse nosso produto. Aí precisamos aguçar os nossos olfatos. Esse critério também é importante - para escolher um candidato preciso escrever outro texto.


Muitos critérios de escolha de um candidato dependem muito de como nos comportamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário