Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 20 de maio de 2014

EU VOU TORCER PELA SELEÇÃO BRASILEIRA



Penso que estas manifestações contra a Copa do Mundo têm alguma coisa de medo de que o Brasil, com seu time, não consiga sagrar-se campeão (estamos criando um antídoto por um possível fracasso). Penso que essa torcida contra quase funciona como uma defesa para que, depois do evento,possamos dizer o profetizado: eu não disse que não ia dar certo! Gastaram milhões e não fomos campeões. E a educação, saúde e o transporte estão horríveis. Agora, o que vão fazer com esses estádios com jeito de elefante branco? E, se ainda não bastasse,há o superfaturamento das obras (assim dizem).

Não tenho muita certeza, mas a Copa do Mundo de 50 ainda atormenta o nosso brio de Nação fracassada (tínhamos tudo para ser campeões).Como dói quando perdemos um título e percebemos, muitas vezes, que aquilo que motivou a derrota foi nosso complexo de vira-lata. Do outro lado do mundo eles são melhores do que nós (pensamos assim)? Aqui nada dá certo tudo termina em pizza, não é bem assim! Eles são brancos de olhos azuis e bem-educados e bem-nascidos. E nós o que somos?Ora, somos um povo que trazemos no DNA a mistura de culturas de todo canto do mundo. Na verdade, andamos com a autoestima tão baixa que até esquecemos que já fomos cinco vezes campeões do mundo (risos).
Como a moeda tem os dois lados (obviedade), não podemos achar que as manifestações só acontecem porque por causa de um bando de arruaceiros. Liberdade de manifestação é um direito constitucional. Agora, quebra-quebra e violência não dá para aceitar. Algumas reivindicações são legítimas. Pode até existir o complexo de vira-lata, mas, também, a insatisfação é muito grande com os políticos que prometem e não cumprem suas promessas. Existe uma desesperança forte no ar.

Não vejo nem um problema com os vários grupos irem para a rua durante a Copa do Mundo, para mostrar suas insatisfações com as políticas públicas que jogam contra o povo (os caras do poder estão brincando com a nossa cara). Mesmo assim, vou torcer pelo Brasil! Vou usar as cores da bandeira brasileira, organizar aquele churrasquinho nos dias de jogo da seleção. Como diz um amigo fanático por futebol: não confundam as coisas (quero gritar gol!!!!!!consciente que temos que gostar de futebol sem ficarmos alheios às questões políticas). Não vamos confundir alhos com bugalhos.

As mudanças que precisamos realizar serão nas urnas, meses depois da copa. Eleições! Não peça para que eu não torça pela delegação brasileira (a cada jogo e a cada vitória elevamos a nossa autoestima). Não vou dar esse gostinho para os políticos, colocando-os em evidência. Pensa comigo,essa coisa de manifestação mostra que estamos acordados com o que estão fazendo com o país. Eu tenho orgulho das manifestações e da seleção, só assim podemos mostrar que não somos carneirinhos como dizem alguns por aí. A cada gol e a cada manifestação vamos deixando para trás esse complexo de vira-lata de lado. 

Um comportamento que não acho legal é vaiar as autoridades (falta de educação e hipocrisia). Pensa comigo, critica-se o governo, e com razão. Agora, todos os ingressos que foram colocados à venda esgotaram em algumas horas (o preço dos ingressos não sai por menos do que um salário-mínimo, poucos brasileiros poderão assistir aos jogos nos belos campos). Vaiar por quê? Faça o seguinte: confeccione um cartaz e expresse sua indignação. Penso que, assim, o impacto é bem maior.

Crítica pessimista de que não temos competência para organizar a copa é descabida (olha o complexo de inferioridade de novo). E só olhar para a Copa das Confederações: foi um sucesso e ainda nos sagramos campeões.

Esse complexo de vira-lata é tão enraizado que um amigo, que sofre desse mal, acha que tudo que vem de fora do país é melhor. Este ano trouxe um tênis de presente, de Miami,quando abri a caixa e corri os olhos pelo tênis, para curtir a beleza daquele presente com um designer futurista, na etiqueta denunciava que o sapato tinha sido fabricado no Brasil (Made in Brasil- risos).

Tem muita gente que vai trabalhar neste período e muitos empresários vão aumentar seus lucros. Milhares de pessoas serão empregadas. Isso é ruim? A Copa do Mundo não é tão ruim assim. Se fosse não teria tantos países concorrendo para sediar esse evento.Teria?

Tanto falatório de desvio de recursos e superfaturamento das obras da Copa, ainda não vi nenhuma manifestação do Ministério Público nesse sentindo. Quais os interesses, nas entrelinhas, daqueles que tanto falam?


Ah! Eu vou torcer pelo Brasil, sim! Sem perder de vista que precisamos atuar com maior objetividade nas questões políticas do Brasil Verde-Amarelo. Sabe de outra coisa, esqueçam-sede denunciar a verba que já existe nos orçamentos para educação,saúde, segurança e transporte e que não chegaram aos seus lugares por incompetências administrativas. Quero estufar o peito e gritar é Hexa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário