Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SPUTINIK: O PRIMEIRO FOGUETE BRASILEIRO FOI COTIANO.


Será ficção? Será realidade? Um pouco de cada coisa. Um grupo de jovens, na década de 60, se reunia para organizar suas arteirices. Uma dessas brincadeiras foi construir um foguete que ficou exposto na Praça Joaquim Nunes, durante meses. Um grupo de alunos,que estava fazendo um curso básico de cinema, escolheu o texto que escrevi sobre essa história em 98 e vão transformá-lo em um curta. Além dessa história há outras que esse grupo aprontava: como a do conserto de lâmpada queimada - não faltava imaginação.

                                      Sputinik o primeiro foguete brasileiro Cotiano vai virar filme


Dr. Oswaldo Manuel de Oliveira (81 anos) é um dos integrantes do grupo dos brincalhões de Cotia. Além de participar da organização do foguete Sputinik,foi pioneiro junto ao grupo que construiu o Hospital de Cotia.

Reencontrei dois personagens que fizeram parte dessa turma de garotos marotos que levavam a vida com muito humor e com seriedade. O senhor Benedito Viviani (85 anos) e o dr. Oswaldo Manuel de Oliveira (80 anos, Oswaldão) ainda continuam com o humor aguçado e, durante a conversa, iam esboçando aquele sorriso de canto de boca e, às vezes, largo, quando se lembravam das brincadeiras que aplicavam nos amigos. Às vezes os olhos umedeciam quando se lembravam dos companheiros, como do engenheiro do projeto Sputinik, o sr. João Carpinteiro, hoje morando no interior de São Paulo. 


O sr. Benedito Viviane (85 anos), uma simpatia, e sempre disposto a contar histórias que aprontava com os amigos. O sr. Viviane lembra com detalhes das brincadeiras que aplicavam -uma mais engraçada que a outra.

A história do Sputinik tem outra versão que não contei no texto: dizem que o dia do lançamento do foguete coincidiu com a inauguração de uma ponte pelo Prefeito Emílio Guerra,e que o objetivo do foguete era boicotar a festa do prefeito.O lançamento do foguete conseguiu esse intento. A maioria dos moradores da cidade e visitantes foi assistir a festa do Sputinik. O Sputinik, o que tem de verdade e mentira? 









Nenhum comentário:

Postar um comentário