Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013: DOZE COMENTÁRIOS QUE MARCARAM ESTE ANO


JANEIRO

COMENTÁRIO DO DIA NÃO FOI FATALIDADE, FOI DESCASO

Em casa noturna em Santa Maria (Rio Grande do Sul) morreram 230 jovens em incêndio. Há indício de que houve corrupção quando da liberação de alvará para funcionamento da boate Kiss. Lamentável!

FEVEREIRO

DIÁRIO DE UM PAI PAIS À BEIRA DA LOUCURA

Primeiro dia de aula da Maria Karolina na Escola. Ficamos ansiosos para buscá-la.Fomos antes do horário estabelecido pela escola. Antes que ela aparecesse no portão, perguntei ansiosamente para Bete: como foi o primeiro dia da Karolina na escola? Ela se comportou? Não deu trabalho? A moça da escola respondeu com um sorriso de que tudo tinha corrido bem. Os filhos quando estão em casa são tão diferentes! Conclusão: ela disse que fez desenho e o deixou na sala. Chorou que não queria ir pra casa...

MARÇO

COMENTÁRIO DO DIA

MAIS UM PARTIDO: PRA CHAMAR DE SEU

Tenho o maior carinho e respeito pela mulher Marina Silva. Fui ao Mercado Municipal de Cotia encontrei com o pessoal do pré-partido Rede, até assinei a lista de legalização do novo Partido, mesmo não acreditando que essa sigla possa mudar alguma coisa. Com a lei partidária e eleitoralque temos, a Rede vai ser, entre tantos, mais um. Não vai atender os interesses coletivos da sociedade e sim os individuais. Primeiro as negociatas, depois a negociata... O Brasil é uma mentira. Um detalhe que chamou a atenção é que a maioria que recolhia assinaturas era militante do PT.

ABRIL

COMENTÁRIO DO DIA

PROIBIR NÃO RESOLVE A QUESTÃO

Hipocrisia proibir bailes funk com o objetivo de diminuir a violência e o consumo de droga.Essa ação proibitiva é querer tapar o sol com a peneira. Atribuir a sensualidade feminina a esse estilo de música, de gosto duvidoso, é preconceituoso e mentiroso. A sensualidade já existia bem antes do funk. Proibir os bailes funk por invadir a privacidade é uma conversa que devemos levar a sério. Ora, o que falta mesmo é política pública para os jovens.

MAIO

COMENTÁRIO DO DIA

BOLSA FAMÍLIA

O bolsa família não é uma criação e nem invenção do PT, mas é, de fato, um alívio para as famílias que vivem em absoluta pobreza. Vamos deixar de lado essa discussão idiota para saber de quem foi a ideia e quem é o pai da criança: o PT ou o PSDB? Agora, precisamos nos preocupar com qual será o próximo passo do projeto para que as famílias, de fato, sejam incluídas na sociedade de consumo, para não continuarem dependendo de políticas públicas assistencialistas. Uma pequena observação: o problema maior deste país não são as famílias que recebem o bolsa família são bem outros.

JUNHO

NÓS FALAMOS E COMENTAMOS

ESPANTO

Entre tantas falas, uma chama muito atenção: “Existe um distanciamento do Estado do povo”.Na História do Brasil, nunca o Estado esteve próximo do povo. Nasceu absoluto para manter a escravidão e, no decorrer da sua existência, foi atropelado por movimentos, às vezes conservadores, para abrir espaço para a construção de um Estado democrático, mas sempre para atender os interesses das elites. Os movimentos que saíram às ruas neste mês deixaram os donos do poder espantados.

JULHO

COMENTÁRIO DO DIA

AS MANIFESTAÇÕES CONTINUAM FIRMES

As manifestações voltaram às ruas de forma violenta, com grupos menores, e os governos adotaram ações desastrosas, mostrando-se despreparados. O pior, para justificar as ações desastrosas, usaram artifícios conservadores e preconceituosos e subestimaram os manifestantes. Querem atribuir a esses manifestantes a pecha de vândalos e arruaceiros (com ajuda da grande imprensa), deixando de analisar em profundidade as pautas propostas. Não podemos correr o risco de cometer os mesmos erros do passado... Polícia infiltrada (P2) nas manifestações e prisões de inocentes com provas forjadas. Que cheiro desagradável!!

FRASE DO DIA

A passagem do Papa pelo Brasil foi avassaladora

AGOSTO

COMENTÁRIO DO DIA

QUE VENHAM OS MÉDICOS GLOBALIZADOS

Começaram a chegar os médicos estrangeiros e as críticas feitas são apenas aos cubanos. Qual o motivo? Chegaram médicos portugueses, espanhóis e brasileiros formados no exterior, parece que houve um silêncio em relação a eles. Será preconceito contra latino-americanos? (máxima: tudo que é abaixo do Equador não presta). Depois de passado tanto tempo da ditadura e com tanta informação, ainda temos medo do espectro comunista? Será? Sem drama esses médicos globalizados vão salvar vidas de pessoas que nunca receberam uma consulta ou tratamento médico. O Sul e Sudeste, maravilha, estão precisando conhecer o resto do país! Está na hora dos Conselhos de Medicina rever seus conceitos e práticas corporativistas. 

SETEMBRO

É PROIBIDO PROIBIR- são tantas as informações que algumas coisas passam despercebidas. Proibir o uso de máscara ou qualquer outra coisa que evite a identificação dos manifestantes é uma ação paliativa. Ora, as pessoas que estão indo para a rua querem mudanças. Cadê as mudanças? Agora, nas manifestações podem ocorrer conflitos com máscara ou sem máscara. Esse “sintoma” reacionário que sempre aparece é preocupante. Existe um medo das elites quando a exigência de mudança vem de segmentos populares. Será? 

OUTUBRO

COMENTÁRIO DO DIA

TODO DIA É DIA DE CRIANÇA

Hoje é mais um desses feriados para reforçar o consumo (capital x trabalho). Mas é um dia de reflexão também, precisamos olhar além da redoma que criamos em volta dos nossos filhos e lembrar que nos esquecemos, muitas vezes, de reparar que há milhões de crianças completamente abandonados à sorte (OU AO AZAR). Não adianta dizer que é somente culpa dos políticos (eles são culpados, disso já sabemos!), e a nossa parte de responsabilidade? Hoje, neste dia de criança, quero lembrar todos aqueles (adultos) que encontraram uma alternativa ao consumismo, ao individualismo, ao espetáculo e criamos uma saída de vida para essa meninada que vive à margem da sociedade.



NOVEMBRO

COMENTÁRIO DO DIA 

DESPERDÍCIO DE COMIDA EM UM PAÍS ONDE MILHÕES PASSAM FOME 

Ontem duas coisas me deixaram estupefato no Ceasa de São Paulo. Uma coisa positiva e outra negativa. Um lugar imenso com cores diferentes, cheios diversos e diversidade de alimentos espantosa. Conheci o Ceasa em meados da década de 70 e não tinha parado para observá-lo, quase minuciosamente. Aquele burburinho de gente e carrinhos carregados de alimentos causa alegria aos olhos. No meio de tantas coisas belas, muitos alimentos jogados em caçambas e dezenas de pessoas recolhendo. Todo esse desperdício está dentro da lógica do capitalismo. A lei da oferta e da procura. Com o excesso de produção, o alimento não tem preço, vai para o lixo, não importa que tenha gente passando fome. Além disso, má distribuição e conservação e outros fatores... Apesar de tudo recomendo uma visita ao Ceasa.


DEZEMBRO

BILHETE DE NATAL
Neste final de ano, não é cafona nem démodé, dizer: Feliz Natal e próspero ano novo. É cafona, sim, no final de ano, ser formal. Sabe aquele Feliz Natal e próspero ano novo mirrado, que pega na ponta dos dedos, parece mais uma despedida? Esse tipo de cumprimento é démodé. Esse desejo de final de ano tem que ser com “aquele abraço”. Sabe, sempre tem alguém para lembrar que o verdadeiro sentido do Natal perdeu-se no tempo e que o consumo tomou conta. O que importa é as pessoas estarem reunidas e festejando do seu jeito (cultura). Da mesa mais simples à mais sofisticada é hora de lembrar, (re)encontrar, perdoar, olhar nos olhos e dizer...
Dizer? Eu te amo. Eu quero seu bem e da sua família. Este ano foi maravilhoso. Este ano foi muito difícil, mas tudo vai melhorar. Fazer as pazes com algum desafeto. Não precisa ser cristão para entrar no clima, basta ser gente. Amigos, filhos, pais, netos, mães, vizinhos, namorados, crianças. Velhos, jovens, todos reunidos e celebrando. Talvez as festas de final de ano sejam uma das mais democráticas do planeta. Com este bilhete, nós, aqui de casa, desejamos uma linda festa de Natal e de ano novo. Um abraço de sonhos e esperanças...
                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário