Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DENOREX: PARECE MAIS NÃO É.

Lendo o livro do escritor Bernardo Carvalho* lembrei-me de personagens que permeiam nosso cotidiano e que são muitos parecidos com o chinês (personagem central do livro Reprodução, da Companhia da Letras). Vamos lá.

 FAZENDO COMPRA NO SUPERMERCADO ASSAÍ
Oi, Professor, tudo bem com senhor? Faz tanto tempo que não te vejo. Hoje o mercado está cheio. Ontem assaltaram o mercadinho lá do Bairro. Muita violência! A maioria dos ladrões era de menores de idade. Quando era Presidente da Sociedade de Amigos de Bairro, lutamos pelo asfalto, pela iluminação, pelo esgoto e pelo posto de saúde. O povo de lá era unido. Agora a violência está feia, tomou conta. Os “de menor” não respeitam os pais e não têm educação. Esse Estatuto do Menor é para proteger esses delinquentes. Se eu fosse autoridade eu colocava em prática um projeto pra resolver.

Professor, não importava a idade, tinha que construir uma cadeia para todos eles. O que o senhor acha? Só que era o seguinte, esses menores que são protegidos pela lei têm que matar aos poucos. Com comida envenenada. Esse tipo de gente não tem como melhorar: é só exterminando. É um absurdo a gente ter que pagar estadia dessa gente na cadeia, por isso que não sobra dinheiro pra educação. Direitos Humanos o escambau! O que o senhor acha? Professor, um bom final de ano e um abraço para família, estou com pressa.
UMA MÃO LAVA A OUTRA.
Oi, Garoto,quando tempo! Lembra de mim do cursinho? Então, me formei. Quem diria que nos encontraríamos aqui no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. O que você está fazendo por aqui? Ah,         já sei? Eu estou trabalhando numa multinacional,Garoto,e prestando serviço aqui por um ano, a minha família continua lá. Você está na política ainda, Garoto? Então, tenho dois filhos que estão fazendo faculdade, um medicina e o outro direito. Faculdade cara, rapaz! Você sabe que nunca gostei de política. Agora, será que consegue uma vaguinha na prefeitura, ia me ajudar muito. Apesarde não gostar de política. Que bom que vamos embarcar juntos, temos muito que conversar...Garoto, uma mão lava a outra.

 OS REBELDES DE HOJE - SEM CAUSA
Cara, os caras se venderam depois que chegaram ao poder. Continuo socialista e não abro mão dos meus princípios. Fui da luta! Agora os caras estão todos inseridos no poder a serviço da burguesia e do imperialismo americano. A única saída é a luta armada.Temos que organizar os trabalhadores do campo e da cidade. Você concorda? Tem coisa que não dá para aceitar! Comecei a trabalhar muito criança, hoje tem esse tal do direito da criança (contra trabalho infantil), tem que colocar essa molecada pra trabalhar. Você concorda? Tem mais que boicotar o império do satanás,não bebococa-cola e nem como lanches no McDonalds. Neste mundo tem muita gente reacionária, cara. A nossa luta tem que ser de classe, essacoisa de minorias é reacionária. Cara, estou indo aí... Depois trocamos umas ideias. Vou curtir um barzinho com alguns amigos.

 

 

 

 
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário