Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Final de ano...




Todo final de ano deveria ser entediante, mas não é. Cada ano é diferente, porque não somos estáticos e sim dialéticos na relação que estabelecemos com a vida. As datas festivas do Natal e do Ano Novo se tornaram momentos de consumo frenético, em que cada um quer agradar com um presentinho simples ou não. Lembrar simbolicamente que ama, que quer bem o outro, pode ser os filhos, netos, sobrinhos ou amigos, mas o importante é lembrar com algo que marque materialmente este ato de amor.


Tenho amigos que se pudessem desapareceriam do planeta para não participar destas festividades... eles acham que final de ano não passa de uma data para reforçar os caixas dos capitalistas. Discordo. Outros amigos, não tão sectários, buscam refúgios espirituais para fugir do agito, pois pensam eles que estes dias deveriam servir de reflexão para uma vida melhor no planeta. Um terceiro grupo de amigos pensam que estas festas são invenção para iludir o povo, tipo um ópio, enquanto o povo é dominado pelas elites. Discordo. 


Sem caretice e desculpas, curta estas festas do jeito que achar melhor.


Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário