Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 26 de junho de 2012


UM POUCO DA  MINHA HISTÓRIA

Ao escrever sobre a nossa história, podemos correr o risco de criar uma imagem que não representa o que realmente somos. Nessa linha de pensamento podemos cometer um outro erro, que é transformar a imagem daquilo que somos, em algo que gostaríamos de ser. Para não cometer nenhum desses dois erros, vou contar um pedaço da minha história no ambiente underground e na política.

Comecei no início da década de 80 como líder estudantil e peguei gosto pela coisa. Mais tarde me engajei na luta sindical, em defesa de uma educação de qualidade, além de me iniciar na política partidária, acreditando que assim poderia transformar o mundo. Depois de alguns anos assumi a Secretaria de Educação de Cotia, e durante dois mandatos realizei boa parte dos sonhos que foram possíveis de serem realizados. Quebrando o gelo, como já dizia Jorge Mautner na mesma década, a luta de classes desapareceu e os movimentos sociais passaram a ser pautados por questões ambientais e de gênero. Assim sendo, estou engajado no Partido Verde.

Nesse tempo de amadurecimento estudei muito, li livros, escrevi livros, fui a shows e a teatros, participei de eventos culturais, lutei pelo fim da ditadura militar e pelo reestabelecimento da democracia, participei do movimento das “Diretas Já”, depois do impeachment do Collor, e até conheci Brasília, que achei monótona demais. Outro dia encontrei uma amiga que se lembrou de uma época inesquecível na minha vida: a dos espetáculos da Lira Paulistana, da Feira da Vila Madalena, da Fábrica do Som e de inúmeros outros eventos, que foram marcando não só a minha vida, como a minha alma. Como um bom vinho, acho que estou preparado para enfrentar essa nova fase.

Quero me despedir das colunas do Portal Viva e do Portal Viva Granja, para os quais escrevi 58 artigos sobre assuntos diversos, agradecer à Fau Barbosa e ao Marcio a oportunidade que me deram, e que espero ter de volta assim que o período de campanha eleitoral terminar.  

Bem, de verdade mesmo só contei o que podia.

Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário