Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO: DÉMODÉ




Quem gosta de Festa de Rodeio? Segura peão! Muita gente vai responder que adora e outros vão dizer que não gostam de jeito nenhum. Outros tantos vão dizer que só curtem os shows. Agora, tem muita gente que diz que só vai por causa da montaria. Portanto, tratar este assunto do ponto de vista do gosto pessoal é complicado demais. A discussão pode terminar com aquela antiga máxima de origem desconhecida, “gosto não se discute”! Além disto, pode gerar preconceito contra a cultura, o estilo de vida de cada um. Para evitar que a conversa termine desta forma é melhor contextualizá-la. As festas de rodeio ou de peão estão fora de moda, apesar de ser um evento antigo e de origem rural. Hoje as entidades de proteção aos animais lutam para o fim deste espetáculo. 

Uma argumentação usada pelas entidades de proteção aos animais é imbatível: maus tratos. Na festa do peão de Cotia, os militantes deixaram sua marca nos tapumes em torno do evento: “Amarre seus testículos e sinta a emoção do rodeio.” Tragicômico. Mas muito mais trágico. Estas festas são, na sua maioria, descontextualizadas, e são realizadas no “mundo urbano, fantasiado de caipira”, ou melhor, de cowboi. A festa, que tomou dimensões internacionais, enfrenta oposição no mundo todo. É um evento sem dúvida violento, visto que a cada ano aumenta o registro de acidentes com montadores e de acidentes fatais. Qual a ligação cultural desta festa com as cidades onde elas ocorrem? Existe ou seria somente financeira? 

Não é porque sejam tradições culturais que esta e outras festas devem ser mantidas. Na verdade, a festa do peão nem mesmo é nossa tradição. A farra do boi em Santa Catarina tornou-se uma atividade criminosa e as touradas na Espanha estão com os dias contados. 

Perguntas: As festas do peão geram receita para as cidades onde são realizadas? Se geram, elas estão ligadas com investimentos na área da saúde, educação, segurança e infra-estrutura? Não tenho nada contra o entretenimento, mas é preciso urgentemente avaliar se festas deste tipo são positivas para a cidade. A única coisa que tenho contra é em relação aos maus tratos aos animais. Precisamos aprender a respeitá-los e decidir se queremos que a nossa cidade seja conhecida por sediar rodeios cruéis ou por realizar festas diferenciadas, com um divertimento mais humanizado.


Professor Marcos Roberto Bueno Martinez


Nenhum comentário:

Postar um comentário