Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011



DIA DOS PROFESSORES

 

 
Irene Lemos Leite Silva, professora primária, lecionou na Escola Moinho Velho, em Cotia. Esta escola era frequentada, na sua maioria, por alunos de origem japonesa. Ela foi professora do menino Kenji Kira, que depois se tornou prefeito da cidade.

Minha avó, D. Tereza Rivera da Silva, foi uma professora autodidata, que ensinou as primeiras letras às suas irmãs e aos trabalhadores das fazendas no interior de São Paulo. Depois de exercer a profissão durante muito tempo como leiga, foi para o banco escolar. Formou-se em 1974 e continuou ensinando.

Com estas experiências de vida, fica aqui uma singela homenagem aos professores destes Brasis.



Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

2 comentários:

  1. È meu grande pai foi também um autoditada. Quando ingressei na EE Roque Celestino Pires eu já tinha 07 anos completos, mas também já entrei como se fala hoje na face alfabética. Eu já sabia fazer: alfabe, destacar as vogais, meu nome e sobrenome dos meus pais, meus avos,nome todo da escola, ver horas corretamente, numetais, adição e subtraçao e um pouco da tabuada. Meu pai chegava do trabalho e com luz de lampião ensinava eu e minha irmã que só entraria na escola um ano depois que eu.Detalhe esse grande home só estudou até o 2º Ano mas era era de uma sabedoria impar.

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para fazer qualquer comentário, pois sou sua prima e não sou diferente dos demais primos, tias, avó, e mãe professores. Sou uma amante da educação, ainda engatinhando, mas com entranhável amor pelo que faço!
    Grande abraço a todos aqueles que respeitam, valorizam, e atuam na educação com dedicação e amor!

    ResponderExcluir