Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CONSTRUINDO O FUTURO

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MANOEL DE OLIVEIRA

(CAPELINHA)






A comunidade da Capelinha solicitava a construção de uma nova escola há mais de vinte anos. A antiga já tinha mais de trinta, era de madeira e estava caindo aos pedaços, com perigo de desmoronar em cima dos seus usuários. Fomos chamados para uma reunião com os moradores do bairro e muitos não compareceram, pois não acreditavam que seu pedido fosse atendido. O descrédito em relação ao poder público era muito grande e com razão: no terreno da antiga escola tinha sido começada uma construção, que foi abandonada com as paredes erguidas pela metade, e no terreno em que foi construída a nova escola havia uma outra estrutura, também começada e abandonada. Mesmo com gente dizendo que a escola sairia no “dia de são nunca”, ela foi inaugurada no dia 15 de março de 2008.

Cada escola que construímos neste tempo de Secretaria de Educação tem sua história, sua marca. A escola do bairro da Capelinha, em Caucaia do  Alto, foi erguida tendo em vista o bem estar dos funcionários, professores e alunos. A secretaria, a cozinha e a direção têm percepção de tudo o que acontece no ambiente escolar, pois os alunos passam em frente a esses espaços para saírem das salas de aula e da escola. Além desta preocupação filosófica construímos uma biblioteca e um laboratório de informática. No terreno onde havia o prédio começado e não terminado fizemos uma quadra. 
 
O nome da escola é uma homenagem ao Sr. José Manoel de Oliveira, que foi um homem simples, mas autodidata, que ainda antes da construção da primeira escola já ensinava as primeiras letras às crianças da localidade.

Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário