Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TODO DIA É DIA DE PAI






Escrever sobre amor e emoção não é fácil, pois corremos o risco de ser extremamente piegas. Mas qual é o problema em ser piegas? Quem já não foi ridículo na vida? Ao escrever sobre o Dia dos Pais quero correr esse risco e ser muito amoroso, só que vou escrever sobre pais de verdade, e não sobre aqueles que negligenciam suas crias. Estes não sabem o que estão perdendo.

Outro dia encontrei um pai grávido. É isso mesmo: um pai grávido! Cada dia tinha uma vontade diferente: um dia queria comer picanha, noutro massas, e em outros dias, doces. No final dos nove meses esse pai estará com “aquela” barriguinha, prestes a nascer, orgulhoso por ter participado de todos os momentos da gravidez.

Imagine ser chamado de “pai”. Normalmente um pai não sai tão perfeito assim, logo na primeira vez, e ainda mais acompanhado de choros e grunhidos.  A primeira vez que a gente ouve um “Papai, eu te amo” é uma alegria e um sentimento interno indescritíveis. Tem também a primeira noite mal dormida e outras tantas noites também mal dormidas, mas como é bom ser pai!

Há um tempo atrás a família era muito bem definida, pai era “o pai”, mas isto mudou muito. Hoje temos muitos estilos de pais: pai, pai-mãe , pai-avô, pai-tio, mas o sentimento é o mesmo, é o de um verdadeiro pai.

Outro dia, em uma casa de abrigo, entraram muitos homens querendo adotar. Fiquei de olho em um rapaz que não cabia em si cada vez que uma daquelas crianças lhe chamava a atenção aos gritos. Elas pronunciavam: Tio! Tio! Tio!... Depois de um tempo fiquei sabendo que uma daquelas crianças o estava chamando de pai. Imaginei a alegria dele: um pai que acolheu, deu um nome e abriu seu coração. Acredito piamente que o que estabelece o parentesco não é a relação consanguínea  e sim a espiritual. A adoção é um ato nobre e lindo. 

Este é o meu pai: um dia chegou uma moça  grávida no comércio da minha avó e disse que não poderia criar aquele filho, que estava prestes a chegar. Ele providenciou a parteira e me deu um nome, educação e uma vida. Em abril ele nos deixou aqui, mas quando olho para meu filho, vejo um pouquinho dele.  Os pais sempre deixam coisas plantadas nas nossas almas... 

Neste Dia dos Pais, e também em outros dias, se achegue ao seu pai e lhe dê aquele abraço e lhe lasque aquele beijo.  Ele merece!

Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Um comentário:

  1. Parabéns Marcos pelo pai que é e pelo pai que teve! A vida é magnífica e sabe o que faz com cada um de nós. Feliz dia dos Pais.

    ResponderExcluir