Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O GOLEIRO

Arquivo: Berê Bertuzzi
Recebi esta foto, que foi enviada pela Berenice Bertuzzi (Berê), perguntando se eu poderia adivinhar quem é este  goleiro parado no tempo e que lugar é este em que foi tirada a foto. Durante um tempo fiquei observando e associando as informações que tenho sobre a cidade, mas não consegui descobrir o personagem estático no ar e nem o lugar. Não resisti à curiosidade e pedi que ela me revelasse as informações contidas na foto.  Surpresa! Com certeza você já passou por ali várias vezes.
O lugar onde o Senhor Benedito Camargo Vieira (Apelido  Kayano) exibe a sua boa forma como goleiro é a Praça Joaquim Nunes, a praça do cemitério antigo. O morro atrás faz esquina com a Avenida Mathias de Camargo, onde foi construída a Padaria Estrela, e que hoje deu lugar à loja Marbru. A casa no morro foi demolida há pouco tempo. A foto foi tirada em 1954.   
Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez

6 comentários:

  1. Olá Prof....

    Eu lembro deste terreno atrás cheio de pés de jabuticabas...

    Um abraço

    Kel

    ResponderExcluir
  2. barbara eden:
    Não consegui associar a foto e o caos atual, parece tão, tão distante, deu uma saudade gostosa de um tempo que eu sequer vivi, mas essa paisagem me desperta algo surpreendentemente conhecido, como se já tivesse estado lá. Deve ser melancolia de educadora ambiental.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. Maria Isabel:
    Irei responder mais tarde com muitos detalhes, as moradoras dessa casa tem uma grande história.bjs.

    ResponderExcluir
  4. Marcia:
    Essa casa que está em cima do morro, era da Dª Januária. Morava ela e mais uma irmã, que não me lembro do nome. Além de um belo pomar (adorava as jabuticabas), ele tinha um galinheiro enorme, todos os galos e galinhas tinham um nome, quando ela ia alimentá-los, chamava-os pelo nome, tinha um galo que se chamava Nego. Quanto ao Sr. Kayano, ele é uma figura especial na história de Cotia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Rita Almeida a casa era da familia da d,Januária, gente de Cotia, brinquei mto ai c/ a Elisa amiga de infancia e vi o Kaiano jogar mto..

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcão, tudo bem? Voltando a falar da foto do Kayano. O local aonde existia aquela casa, ia da atual loja Marbru e fazia divisa com o Batista, ali naquela casa, moravam três irmãs, não me lembro do nome de uma delas, lembro-me da Dª Januária, e Idalina, o terreno dava fundos com a rua detrás do Batista, ali morava a família do Sr. Antonio Bertolais, sogro do meu irmão Milltom, tinha a casa dele, da Jorgina, do Nego e da Catarina, essa era esposa do Santini (coveiro do cemitério central). Tudo ali foi vendido, com a morte dos mais velhos, onde hoje tem o Banco do Brasil, Itaú, Lojas Cem... enfim todo aquele comércio. Nos últimos anos de vida da Dª Januária, ela alugava um quarto para um Sr. que tinha o apelido de Dito Violino e seu irmão, oSr. Salvador (falecido), ele era um dos açougueiros mais antigos de Cotia. Dª Januária teve uma filha de nome Geraldina, que foi casada com Espéria, esse era funcionário da Prefeitura de Cotia. moravam na Travessa Joaquim Horácio Pedroso, depois foram morar em Cotia, ele já é falecido. Nós que ntemos as raízes aqui, sabemos de tudo um pouco.Um abraço
    Marcia:
    Houve um erro, Geraldina e seu esposo, foram morar em São Paulo.

    ResponderExcluir