Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

sábado, 11 de dezembro de 2010

EU ESCREVO, TU ESCREVES,NÓS MUDAMOS


Remexendo meus livros encontrei um muito especial, produzido por ocasião do 9º Concurso de Redação da Rede Pública de Ensino de Cotia, projeto desenvolvido pelo Instituto Sidarta . O tema proposto neste ano, 2005, foi “Identidade”, e os alunos escreveram redações relacionadas ao assunto, ligadas às suas vidas, que são emocionantes. Eu fui convidado a escrever o prefácio e quero novamente dividi-lo com vocês.  
QUEM
“Não tendo o seu endereço, lanço
Estas palavras ao vento,
Na esperança de que ele as
Deposite em suas mãos.”
(Carlos Drummond  de Andrade)
Imagine se a vida acontecesse mecanicamente e do jeito que quiséssemos. Não haveria graça nenhuma. Ainda bem que somos diferentes e, sem dúvida, criação divina. É por isto que estamos sempre buscando caminhos, novos e velhos, para serem remexidos, destruídos e reconstruídos a cada passo. O projeto de redação do Instituto Sidarta, durante o seu tempo de existência, tem proporcionado inúmeras possibilidades de reflexão e ação, para sermos gente.
Neste mundo de sociedades tão diferentes e conturbadas, precisamos sempre reinventar a vida, e criatividade é coisa que não nos falta. Quase uma década de projetos, sempre estabelecendo uma interação com a comunidade, enaltece os moradores do nosso lugar. É disso que precisamos, de incentivo e de um olhar amigo para construir um mundo melhor.
O projeto “Eu escrevo, tu escreves, nós mudamos” possibilita a inserção dos alunos da rede pública de ensino no mundo simbólico da palavra.
Esta inserção no mundo da palavra é poderosa e transformadora , na medida em que os temas sugeridos neste tempo de projeto realizado levam a muitas reflexões do “eu”, nos horizontes das realidades sociais diversificadas. Parabéns a todos, indistintamente, que trabalharam com o objetivo de mostrar caminhos a serem trilhados , com gosto de gente. Gente é pra ser feliz.

Professor Marcos Roberto Bueno Martinez   

Nenhum comentário:

Postar um comentário